02 setembro, 2011

Costela de porco com abacaxi


Não é agridoce, é doce mesmo. Adoro carne de porco com frutas! Então resolvi fazer uma geléia de abacaxi para acompanhar a costela de porco que deixei marinando no vinho uma noite inteira. 

A "geléia" na verdade não ia ser geléia desde o início, só não sabia como chamar e isso foi o mais próximo que consegui descrever na minha cabeça. Queria pedaços grandes e macios de abacaxi cozido e doce, e foi o que fiz. Depois de pronta, concluí que cozinhei pouco, queria o abacaxi mais macio e talvez um pouco mais doce, mas no fim o excesso de acidez acabou combinando melhor com a carne. É possível que esta receita já seja doce demais para alguns, se este for seu caso, apenas diminua a quantidade de açúcar e mel.

Quanto a costela, deixei marinando da noite para a manhã seguinte, mas se não puder, deixe marinar ao menos 1 hora. Para cozinhar, comecei usando o forno, mas estava demorando demais, então acabei transferindo para minha panela de ferro para terminar o cozimento e dar aquela tostadinha. Sugiro que use direto a panela. Fazer a costela no forno foi novidade para mim, preciso aprender mais antes de divulgar uma carne cozida nele.  

Costela
1kg de costela de porco já cortada em pedaços de carne e osso
6 dentes de alho picados
1 xícara de chá de vinho branco
sal e pimenta a gosto

Colocar os pedaços de costela em uma travessa funda não muito grande. Misturar com os demais ingredientes, cobrir com filme plástico e deixar descansando na geladeira pelas horas que tiver disponível. Em uma panela de ferro já aquecida, coloque os pedaços de costela e inclusive o molho da marinada para cozinhar. Mantenha a tampa da panela fechada, mexendo em pequenos intervalos de tempo por mais ou menos 50 minutos, ou até quando perceber já estarem cozidas e tostadas o suficiente.  

"Geléia" de abacaxi
500g de polpa de abacaxi picado (não utilize o miolo endurecido)
150ml de água
1/2 xícara de chá de açúcar orgânico
100g de mel
3 cravos da índia
2 pedaços grandes de pau de canela

Misturar tudo em uma panela e deixar cozinhando com a tampa fechada por 1 hora. Mexer a cada 15 minutos. Utilizei um amassador de batatas no início e nos últimos minutos do cozimento, apenas para ajudar o abacaxi a soltar seu suco. Fiz o abacaxi no dia anterior também, pois queria comer ele frio com a carne. Faça a seu gosto e si degusti!

0 degustações:

Postar um comentário