15 maio, 2011

Tacos de carne de queijo

Usamos vários pacotes de tortilhas antes de aprender a comer elas de verdade. Comecei a comprar para usar como pão alternativo, para fazer sanduíches diferentes. Sequer me dei ao trabalho de ler as instruções da embalagem, usava-as como bem queria. Um certo dia, enjoada de comer daquele jeito, resolvi ler a tal embalagem. Foi aí - após meses comendo tortilhas de forma não tradicional - que decidi fazer tacos, algo que nunca tinha comido.

Embora não conheça nada da culinária mexicana, não procurei por receitas. Optei por um recheio bem caseiro (e bem apimentado) que me agradou bastante: carne e queijo. Para minha surpresa, ao pesquisar sobre tacos depois, descobri que estava mais próxima de um taco original do que imaginava. 

6 tortilhas
6 fatias de mussarela
400g de carne moída
1 cebola média picada
1/2 pimentão pequeno vermelho picado
1 pimenta dedo de moça picada
2 dentes de alho picados
um bom punhado de salsa picada
sal, pimenta preta e pimenta calabresa à gosto

Começo aquecendo uma panela com um pouco de azeite para cozinhar a carne. Coloco a carne nessa panela e quando ela começar a dourar já acrescento a cebola, o alho, o pimentão e mexo constantemente. Alguns minutos vão se passar, a carne vai soltar água e quando esta água tiver praticamente evaporado, coloco todos os demais ingredientes. É importante que fique um recheio seco, pois como tacos são comidos com as mãos, imagina a lambança se o recheio começar a vazar. Recheio pronto, deixo a panela de lado no fogão e vou dourar as tortilhas. Aqueço a frigideira (sem nenhuma gota de óleo), largo uma tortilha, douro o primeiro lado. Quando viro para dourar o segundo lado, adiciono sobre ela uma fatia de mussarela para já ir derretendo. Retiro, coloco em um prato, adiciono o recheio, dobro ao meio e pronto. Uma dica boa  é: como na hora. Se fizer em grande quantidade, vá fazendo e comendo, pois as deliciosas tortilhas crocantes em minutos ficam murchas. Si degusti!     

0 degustações:

Postar um comentário