18 fevereiro, 2011

Bruschetta de Atum e Alho Poró

Adoro o momento de fotografar o que cozinho, mas como a fome atrapalha na hora de tirar as fotos! Depois de me decidir pela comida, fazer ela e arrumar bonitinha no prato, fica difícil me concentrar nas fotos enquanto aquele aroma de "comida boa pronta" circula pelo ambiente ao mesmo tempo em que meu estômago ronca.
Estava morrendo de fome, depois de um dia sem café da manhã, com um almoço "meia boca", lanchinhos chatos como barras de cereais ... enfim, não via à hora de comer algo bom, gostoso, saudável. Saí do trabalho pensando apenas em uma salada, mas queria algo quente, algo que fosse mais substancioso e que fosse rápido de fazer. Aí tive a ideia de fazer uma bruschetta, que nunca tinha feito e parecia ser o que procurava naquele momento.
 
A bruschetta é um antepasto italiano, feito com uma fatia de pão assado de +/- 1cm, regado com um fio de azeite de oliva, friccionado contra um dente de alho e coberto com "n" coisas, sendo a mais tradicional de tomates e manjericão. Dizem que originalmente o pão era frito, hoje é assado, mas cansei de ver ser feita apenas tostada em chapas ou frigideiras. Foi desta última forma que fiz, é a mais rápida e sinceramente acho que fica melhor - mesmo sem ter provado as outras - porque o pão fica bem tostado por fora e super macio por dentro.   
 
Se quiser seguir a regra a risca, o certo é utilizar um pão italiano. Porém, qualquer outro pão maçudo serve. O que eu tinha não era a melhor opção, mas era a única, então foi esse mesmo. Era uma pão colonial, meio esfarelento que precisou ser cortado em fatias bem mais grossas para não quebrar, principalmente sabendo que minha ideia era cobri-lo exageradamente, já que para mim, era uma janta e não um antepasto. 
 
Na minha mistura, utilizei:
 
uma lata de atum
um alho poró cortado em rodelas
5 tomates cerejas picados
um bom punhado de salsa
pimentas à gosto
4 colheres de sopa bem cheias de parmesão ralado
azeite de oliva à gosto
 
Comecei fazendo a mistura e boa parte comi a garfadas enquanto preparava, não aguentei. Depois de tudo bem misturado, cortei a fatia de pão e peguei minha frigideira antiaderente. Deixei-a aquecer bem, só depois coloquei o pão para tostar (sem NENHUMA gota de óleo) por uns 10 ou 15 segundos de cada lado. Coloquei o pão em um prato, reguei com um fio de azeite de oliva e cobri com a mistura. Ficou ótimo! Perfeito para quando a gente quer comer algo bom e saudável com pouco tempo para preparar, em menos de 10 minutos estava com a câmera na mão tirando as fotos. Vou repetir isso algumas vezes ... si degusti!

2 degustações:

Ane Caroline disse...

Nessa receita eu só comeria o tomate cereja .. haueah :)

Taís disse...

Bem tua cara mesmo :P

Postar um comentário